Powered By Blogger

terça-feira, 2 de outubro de 2012


Do  Tempo das Especiarias até hoje : Benefícios da Canela



A canela, entre outros benefícios ao corpo humano,  ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou em cereais . Muitos preferem que a canela seja polvilhada sobre doces.

A canela é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia e conhecida há mais de 2500 anos a.C. pelos chineses. Seu nome científico, "cinnamomum", segundo referências, é derivado da palavra indonésia "kayu manis", que significa "madeira doce". Mais tarde, recebeu o nome hebreu "quinnamon", que evoluiu para o grego "kinnamon".

A canela era a especiaria mais procurada na Europa e seu comércio era muito lucrativo. O monopólio do comércio da canela esteve nas mãos dos portugueses no século XVI, passou para os holandeses, com a Companhia das Índias Orientais, quando esses expulsaram em 1656 os portugueses do Ceilão, e depois, passou para as mãos dos ingleses, a partir de 1796, quando esses ocuparam essa ilha.

As partes mais úteis das canelas são o córtex dessecado e o óleo. Este é obtido das folhas por destilação, por arraste a vapor. Seu principal constituinte é o aldeído cinâmico, cujo teor pode ser superior a 80%.

Mesmo sem a importância que teve no passado e não sendo mais motivo de lutas entre os povos, a canela continua indispensável, como tempero na culinária moderna.

A canela contém em sua composição química , acetato de eugenol, ácido cinâmico, açúcares, aldeído benzênico, aldeído cinâmico, aldeído cumínico, benzonato de benzil, cimeno, cineol, elegeno, eugenol, felandreno, furol, goma, linalol, metilacetona, mucilagem,  oxalato de cálcio, pineno, resina, sacarose, tanino e vanilina.

É utilizada principalmente na forma de óleo essencial e casca desidratada (na maior parte das vezes pulverizada em forma de pó). 

Entre as diversas propriedades medicinais destacam-se as suas capacidades adstringente, afrodisíaca, antisséptica,  aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.

Como se vê são muitas as propriedades que a canela possui todas elas contribuindo significativamente para a manutenção da saúde do organismo.

Este blog é patrocinado por www.vivenciasaudavel.com

Conheça a Nova Dieta das Cápsulas Naturais, compre por sómente R$ 86,30 (Emagrecimento com garantia e segurança)



Nenhum comentário:

Postar um comentário