sábado, 20 de outubro de 2012


Dicas para uma Terceira Idade Saudável




Antigamente se dizia que a velhice era o momento do resguardo, como se  pessoas mais velhas tivessem que ficar em casa, tomando chá envolta em cobertores.  Realmente esse pensamento é coisa do passado e bota passado nisso !

Nada como uma vivência saudável  nessa fase da vida para desmistificar esse conceito da Velhice.  Hoje a Terceira idade é um período de novos desafios, de estimular a criatividade  e mais que nunca, de manter uma mente sã em um corpo são.

Segundo estudos da Geriatria, as doenças geriátricas decorrem 50% do estilo de vida das pessoas, 30% da herança genética e 20% do ambiente no qual elas vivem. Assim pode-se notar a importância do estilo de vida no prolongamento da atividade produtiva e criativa. Desse modo a alimentação requer especial atenção, para tal reduzindo alimentos com gordura, e aumentando o consumo de proteínas animais através do consumo de leite, não esquecendo de aumentar também o consumo de folhas verdes.  O controle do sal e do açúcar também deve estar presente. 

A Dieta do Mediterrâneo é uma das mais indicadas para utilização na Terceira Idade, por ser composta em grande parte pelo consumo de  azeite de oliva, suco de uva ou um cálice de vinho tinto, peixe de água fria (sardinha, truta, salmão, atum), castanhas em geral (de caju, do Pará ou amêndoas), frutas, verduras e hortaliças.

O chá verde também tem sido recomendado por ser anti-oxidante.  Nesta fase da vida deve-se aproveitar com vontade as coisas boas, mas sem exagero. Exercícios Físicos moderados devem ter acompanhamento de fisioterapeutas e não se deve esquecer da ida periódica ao Médico.

Nesse estágio da Vida, nada como manter a auto-estima em alta conta.  Brinque mais, ria mais, a Vida merece você.
(Do blog Emagrecer com Saúde é Fácil da nossa colaboradora Débora Delpine)

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